O Grupo de Trabalho do Parque Tecnológico Binacional, que será implantado na fronteira Sant’Ana do Livramento/Rivera com recursos na ordem de R$ 46 milhões viabilizados através do Focem, já começou uma procura pela área para a construção da estrutura física desse espaço de estímulo à tecnologia e inovação. A ideia é que esse Parque represente “a criação de uma nova dinâmica econômica e geração de novos postos de trabalho” na fronteira, conforme prevê o vereador Rafael de Castro, que integra o GT. Nessa semana, junto com outros membros do grupo, acompanhados pelo secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Paulo Ecoten, ele participou de visita técnica (foto) para identificação de possíveis terrenos onde possa ser construído o Parque. As possibilidades foram apresentadas pelo próprio Secretário. O espaço contará com laboratório e salas de aulas e ainda haverá a construção de um ‘braço social’ do Parque Tecnológico, em terreno que será cedido pela União para essa finalidade. Rafa Castro e o professor Rafael Schmidt, da Unipampa, representando o GT, também estiveram reunidos, nessa semana, com a Cônsul do Brasil em Rivera, Ana Lélia Beltrame, para tratar sobre a cedência do imóvel e para articular agenda em Brasília para uma delegação, composta pela própria Cônsul, pelo Vereador, pelo reitor e professores da Unipampa e IFSUL, entre outros. Nessa missão, buscarão mobilizar os deputados da bancada gaúcha a fim de que indiquem emendas para compor a contrapartida local para a construção do Parque Tecnológico.
Para onde ir? PODEMOS indefinido
Depois que já estar quase definido em relação à eleição para a Prefeitura nas próximas eleições, o PODEMOS deu um passo atrás e precisará mais um tempo para decidir entre apoiar a candidatura à reeleição da prefeita Ana Tarouco, manter-se neutro (liberando seus candidatos e filiados a apoiar quem quiserem) ou fechar com alguma das outras candidaturas. As manifestações que se ouve indicam um nó bem difícil de desamarrar.
Momento de alçar voo
O Aeroporto Binacional já está homologado pelos presidentes Lacalle Pou, do Uruguai, e Luis Inácio Lula da Silva, do Brasil, mas ainda enfrenta algumas dificuldades burocráticas e de mercado para começar a operar definitivamente. O atual momento, em que a disponibilidade de todos os modais de logística e mobilidade são super-requisitados, precisa entrar em funcionamento o mais rápido possível. Essa pauta fou levada nessa semana ao novo Ministério da Reconstrução do RS pelos vereadores Dagberto Reis e Aquiles Pires, pré-candidato a prefeito pelo PT. Acompanhados pelo presidente do partido em Livramento, Fabrício Peres, os dois estiveram reunidos em Porto Alegre com o secretário extraordinário do Ministério, Maneco Hansen (foto), e pediram agilidade ao Governo Federal nesse encaminhamento. Defenderam principalmente que o atual momento de realocação de empresas no Estado pode ser uma oportunidade para Livramento no transporte, não só de passageiros, mas principalmente de cargas.
Nessa última semana, representado pela pré-candidata a vereadora Alexandra Mendes Quevedo, que esteve reunida em Porto Alegre com o presidente da Executiva Estadual, Everton Braz, e com o dirigente partidário Atidor da Cruz (foto), o PODEMOS recebeu a confirmação das presenças da direção estadual do partido em um grande evento de mobilização que via realizar no próximo dia 10 de julho, na sede local da ABAMFº dos Cabos e Soldados da BM. Além da direção estadual, o evento deverá contar com as presenças de deputados e outras lideranças, entre as quais o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, deputado estadual Ronaldo Santini, e o ex-deputado estadual Maurício Dziedricki, atualmente suplente de deputado federal e diretor do Badesul e uma das principais referências do partido no Rio Grande do Sul.
O União Brasil segue firme no discurso e no propósito de renovação da política local, principalmente a partir da participação ativa da comunidade nas instâncias de construção de soluções eficazes para os desafios de Sant’Ana do Livramento. O partido entende que a preparação para as eleições de 2024 precisa refletir seu compromisso com a transparência e com a responsabilidade na gestã e, nesse sentido, foi buscar na credibilidade e experiência do conhecido médico Nelson Eula a representação desse “compromisso firme com a maturidade política e o desenvolvimento sustentável da cidade”, apresentando-o como pré-candidato para a eleição majoritária. O vereador Jovani Romarinho, que lidera esse movimento partidário, destaca a importância de um projeto político sólido e voltado para o bem-estar da população. O Doutor Eula, reconhecido por sua trajetória profissional e engajamento com as causas sociais, “traz uma visão inclusiva para a Administração municipal”, defende. O objetivo do União Brasil, nas palavras de Romarinho, é promover políticas públicas eficientes, que tragam progresso e qualidade de vida para a comunidade.
Nominata consistente
Independente da posição que o partido venha a tomar em relação à chapa majoritária, a Comissão Executiva Municipal do PODEMOS focou na construção de um lastro eleitoral consistente, muitode olho nas regras do pleito deste ano. O evento do dia 10 servirá exatamente para apresentar à comunidade sua nominata de pré-candidatos.